Não encontrei nenhuma cantata de Bach para o segundo domingo do Advento. Isso se deve, provavelmente, ao fato de que, na época de Bach, o Advento era um período de extremo recolhimento e penitência e, na maioria das igrejas luteranas, só era permitido que se tocasse música no primeiro domingo. Em Weimar, porém, era permitido que se fizesse cantata no quarto domingo. Graças a isso temos a cantata BWV 132 Bereitet die Wege, bereitet die Bahn (Preparai os caminhos, preparai a estrada), única cantata para o quarto domingo do Advento, composta em 1715, quando Bach estava em Weimar.Uma voz grita: «Abri no deserto um caminho para Javé; na região da terra seca, aplanai uma estrada para o nosso Deus.
Is 40,3
A ária de abertura vem de encontro ao Evangelho do segundo domingo do Advento da liturgia católica -- cujo tema ainda está ligado à esperança, à preparação --, Lc 3,1-6, do qual destacamos:
[João Batista] 3percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.A cantata possui três árias (para soprano, baixo e contralto, respectivamente), que são intercaladas por dois recitativos (tenor e contralto). A cantata termina com um coro cuja partitura, infelizmente, se perdeu. Como a letra é igual à do coro da cantata 164, é usada a mesma melodia. Na orquestração, oboé, cordas e baixo contínuo.
O principal movimento da cantata é o primeiro: a belíssima ária para soprano citada acima, que se inicia com uma não menos bela introdução instrumental. No nosso imaginário, por se tratar da voz de João Batista clamando no deserto, talvez esperássemos um ária para baixo, árida, com dos gafanhotos com os quais ele se alimentava no deserto. Para nossa surpresa, a voz que clama na cantata de Bach é uma doce voz de soprano. Também chama a atenção o caráter alegre da ária, que nos convida a preparar os caminhos alegremente, jubilosos, esperançosos, segundo o clima definido pelo verso final: O Messias se aproxima!
Como no Youtube só há a ária de abertura e, tanto no aspecto litúrgico quanto no musical, essa é a principal parte para nós, ficaremos apenas com ela. Assim, teremos a oportunidade de melhor saboreá-la.
Encontrei duas versões da ária. A primeira é uma gravação do selo BIS, de 1997, feita no Japão, com a soprano alemã Ingrid Schmithüsen e o Bach Collegium Japan sob a regência de Masaaki Suzuki. Essa é a mais indicada para um primeiro contato com a música. A outra é uma gravação caseira (e, portanto, de baixa qualidade técnica) que tem um interesse: nos coloca dentro de uma igreja luterana de Viena.
Aí vão a letra e os vídeos.
1. Ária - Soprano |
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Bereitet die Wege, bereitet die Bahn! Bereitet die Wege Und machet die Stege Im Glauben und Leben Dem Höchsten ganz eben, Messias kömmt an! |
Preparai os caminhos, Preparai a estrada! Preparai os caminhos E fazei com que as veredas Na Fé e na vida Sejam totalmente aplainadas para o Altíssimo, O Messias se aproxima! |
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