terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ravel: Valses Nobles et Sentimentales



Farão parte do programa do conceituado pianista russo Arcadi Volodos -- que se apresentará nos dias 20 e 21 de outubro na Sala São Paulo como parte da temporada 2009 da Sociedade de Cultura Artística -- as Valsas Nobres e Sentimentais de Ravel.
Em 1823 Schubert compôs dois conjuntos de valsas: Valsas Nobres e Valsas Sentimentais. Quase um século depois, em 1911, Maurice Ravel (1875-1937) prestou uma homenagem ao compositor vienense compondo um único conjunto de valsas que não diferencia as nobres das sentimentais: Valsas Nobres e Sentimentais. A semelhança entre as composições de Schubert e de Ravel, porém, restrigem-se ao nome.
No ano seguinte, 1912, o próprio Ravel escreveu a orquestração de suas valsas. Esta versão o público paulistano já teve a oportunidade de assistir, em maio deste ano, executada pela Orchestre de la Suisse Romande, também na Sala São Paulo e também como parte da temporada 2009 da Cultura Artística.
Com duração aproximada de 15 minutos, a obra se divide em oito movimentos:
1. Modéré
2. Assez lent
3. Modéré
4. Assez animé
5. Presque lent
6. Vif
7. Moins vif
8. Epilogue: lent
A sétima valsa era considerada por Ravel a mais característica. A sexta nos parece a mais 'dançante'. A primeira começa de forma impetuosa, com uma forte dissonância, e pode ter sido uma das causas que levou a peça a não ser bem recebida pelo público em sua estréia, em 8 de maio de 1911, por Louis Albert, pianista a quem a obra foi dedicada. Essa forma de iniciar a peça, aliás, faz lembrar a chicotada com que começa o Concerto para Piano em Sol Maior e contrasta com a delicadesa predominante no restante da obra.


Quem não aguentar esperar o recital para ver Arcadi Volodos tocando as valsas pode recorer ao Youtube e vê-lo no Musikverein, em Viena:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=krBD-MhKUwc
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=EctD0d0brXc&feature=related


Outras notáveis interpretações também podem ser encontradas no Youtube:
Richter: http://www.youtube.com/watch?v=x8Q2xbaMGpU&feature=PlayList&p=5861341F0D9E4DAF&playnext=1&playnext_from=PL&index=19


Referências:
Wikipédia (francês)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário